Entre os dias 3 e 6 de setembro, pesquisadores do Assimetrias participaram do 47º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, em Balneário Camboriú, em Santa Catarina. Com o tema “Comunicação em tempos de inteligência artificial: ampliação ou redução das desigualdades”, o evento reuniu estudantes, docentes e profissionais da área para debater os impactos das tecnologias digitais nos contextos sociais e comunicacionais.
Ana Lidia Resende e a coordenadora do Assimetrias, Kérley Winques, discutiram, no trabalho “Identidade coletiva: movimentos sociais e transformação das identidades a partir das tecnicidades digitais”, como os ambientes digitais, dados e plataformas transformam a identidade coletiva e os movimentos sociais. Leony de Paula, também em parceria com Kérley, apresentou o trabalho “Meta vs. Apple: Espólios de uma disputa pelo controle de dados no setor publicitário”, que apresenta uma análise partir das tensões entre as duas grandes corporações e os impactos na rotina dos profissionais da indústria publicitária. Kérley também apresentou, junto com Noah Souza Rosa, a pesquisa “Tecno-resistência e reparação de dados em uma perspectiva transcentrada”, que busca entender como diferentes grupos LGBTQIAPN+ têm se organizado para enfrentar as desigualdades impostas pelos sistemas algorítmicos.
Sugestão de legenda: Pesquisadores do Assimetrias apresentaram trabalhos nos grupos de pesquisa Comunicação para a Cidadania, Publicidade e Propaganda e Tecnologias e Culturas Digitais.
Além das apresentações em mesas temáticas, participantes do grupo também ministraram oficinas com abordagens críticas sobre comunicação digital com foco em mercado publicitário, comunicação política e assessoria de imprensa. No dia 4 de setembro, Leony conduziu a oficina “Como os Anúncios Sabem o que Você Quer?: campanhas de ads nas plataformas da Meta”. No dia 6, Ana Lidia promoveu o debate “Eleições municipais e debate de gênero: estratégias, narrativas e posicionamentos no digital”, enquanto Michelle Cafiero ofertou a oficina “Assessoria de Imprensa e Gerenciamento de Crise: Estratégias Eficazes para a Comunicação Corporativa”.
Durante o congresso, também ocorreu o lançamento do livro “Mediações Algorítmicas: articulação entre as dimensões simbólicas e materiais das tecnologias digitais”, de autoria de Kérley Winques, no Publicom. Com uma abordagem crítica e interdisciplinar, a obra apresenta reflexões sobre a infraestrutura tecnológica das plataformas e as disputas simbólicas mediadas por algoritmos no ambiente digital.