Notícias

Coordenadora do Assimetrias integra pesquisa global sobre condições de trabalho de jornalistas

A fase 3 do Worlds of Journalism Study (WJS3), maior pesquisa internacional sobre práticas, valores e condições de trabalho no jornalismo, revela que jornalistas e organizações de notícias enfrentam uma crise global inédita e multifacetada. Realizado entre 2021 e 2025, o estudo mobilizou mais de 300 pesquisadores e entrevistou 32 mil jornalistas em mais de 110 países. A professora Kérley Winques integrou a equipe do Brasil.

Eventos

Assimetrias marca presença em evento sobre Comunicação, Jornalismo e Democracia em São João Del-Rei

A coordenadora do Assimetrias, professora Kérley Winques, foi convidada a integrar a programação com a palestra de abertura, intitulada “Inteligência Artificial, o presente e os futuros do Jornalismo – ética, linguagem e disputas tecnológicas”.

Eventos

Kérley Winques participa da VII Jornada de Pesquisadores de Recepção

Coordenadora do Assimetrias participou por videoconferência da Mesa 1 – “Transformações teóricas no campo da recepção no contexto contemporâneo”. Em sua fala, abordou como a recepção vem se transformando diante das tecnologias digitais e das mediações algorítmicas.

Diálogos

A dataficação do trabalho comunicacional: entrevista com Roseli Figaro

Atualmente, a organização do trabalho comunicacional se torna dataficada, guiada por métricas, automações e lógicas algorítmicas. Para aprofundar essas transformações e refletir sobre os impactos da dataficação no trabalho comunicacional, entrevistamos a professora Roseli Figaro, professora titular da Universidade de São Paulo, coordenadora do Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho (CPCT).

Outras notícias