O Núcleo de Estudos das Mediações Simbólicas e Materiais das Tecnologias Digitais (Assimetrias/UFJF) marcou presença na primeira edição da Escola SBPJor, iniciativa promovida pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor). Nossa integrante e mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFJF, Carolina Leonel dos Santos Silva, integrou o Grupo I, destinado a jovens pesquisadores em jornalismo.
A iniciativa teve como principal objetivo fortalecer trajetórias acadêmicas no campo do jornalismo, desde a iniciação científica até a pós-graduação. A formação aconteceu entre os dias 1° e 4 de julho, de forma remota, e contou com quase 30 pesquisadores e pesquisadoras de diferentes partes do país.
Ao longo dos dias de atividades, o Grupo I discutiu os principais aspectos relacionados ao início da pesquisa em jornalismo no Brasil. No dia 2 de julho, a formação foi dedicada à fase inicial da pesquisa, abordando tópicos como a definição do tema, objeto e problema de pesquisa, além da construção de justificativas, objetivos e metodologias coerentes. A condução dos debates ficou a cargo da professora Laura Strelow Storch, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
No dia seguinte, 3 de julho, o foco esteve em ferramentas indicadas para o desenvolvimento de uma pesquisa consistente. Foram discutidas estratégias para a realização de revisões bibliográficas, com orientações sobre buscas em bases acadêmicas e organização das leituras, bem como os fundamentos da metodologia científica aplicados ao campo do jornalismo. As atividades desse dia foram facilitadas pelas professoras Marta Maia, da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), e Cicélia Pincer, da ESPM.
Encerrando a programação, no dia 4 de julho, os participantes foram convidados a refletir sobre a produção e a escrita científica, com destaque para a estrutura de artigos e projetos, e a linguagem acadêmica. Também foram abordados aspectos importantes da participação na comunidade científica, como a inserção em eventos, grupos de pesquisa e os princípios éticos da iniciação científica. As atividades foram conduzidas pela professora Thaisa Bueno, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), campus Imperatriz.
Para Carolina, a participação na Escola SBPJor foi significativa neste início de trajetória na pós-graduação. “Achei a iniciativa muito importante para fortalecer a pesquisa em jornalismo e aproximar esses pesquisadores da entidade. Acredito que seja uma participação muito importante para quem tem interesse na área. Já estou ansiosa para a próxima edição.”