No dia 25 de março de 2024, às 16h30, na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a coordenadora do Assimetrias, Kérley Winques, lançou seu livro Mediações algorítmicas: articulação entre as dimensões simbólicas e materiais das tecnologias digitais.

O lançamento integrou a programação de abertura do semestre letivo 2024/1 do PPGCOM/UFJF, que contou com a participação do professor Dr. Carlos D’Andrea (UFMG) como convidado. Na ocasião, ele ministrou a palestra Plataformas, algoritmos, inteligência artificial: desafios transdisciplinares na comunicação.
Inspirado no legado de Jesús Martín-Barbero, o livro apresenta o Mapa das Mediações Algorítmicas como um ponto de partida para repensar abordagens conceituais que auxiliam na compreensão da plataformização em diversos campos sociais. Seu objetivo é entender os processos de apropriação das tecnologias digitais, contextualizando sua materialidade e dimensão simbólica em espaços culturais específicos, com saberes, imaginários, usos e práticas determinados.
Criando um desenho teórico-metodológico focado nos Estudos Culturais Latino-Americanos e em epistemologias não hegemônicas do Sul Global, a obra explora o enredamento complexo entre plataformas, algoritmos, mediações e as práticas individuais e coletivas dos sujeitos.
Kérley afirma que, após a defesa da tese, “foram necessários três anos de estudo, leituras e releituras, desenhos e redesenhos para conseguir encontrar formas de como resolver a seguinte questão: Como é possível mapear as dimensões simbólicas e materiais das mediações algorítmicas?”.
Rafael Grohmann, professor na Universidade de Toronto, assina o prefácio do livro, enquanto Raquel Ritter Longhi, coordenadora do Nephi-Jor e professora do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGJOR/UFSC), assina o posfácio da obra.
Garanta seu exemplar pelo site da editora Insular.