Compartilhe:

Kérley Winques ministra palestra no encerramento dos 20 anos do Nupejor/UFRGS

Por:

Redação Assimetrias

No dia 5 de dezembro de 2024, às 18h30, no Auditório 01 da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (Fabico) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), ocorreu a palestra “Jornalismo e Plataformização: Tensões e transformações em tempos de mediações algorítmicas”, ministrada por Kérley Winques, professora e pesquisadora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e coordenadora do grupo de pesquisa Assimetrias.

O evento fez parte das atividades de encerramento da celebração dos 20 anos do Núcleo de Pesquisa em Jornalismo (Nupejor/UFRGS) e contou com a mediação da professora Débora Gadret. Durante a palestra, foram discutidos os impactos da plataformização no jornalismo, abordando as tensões e transformações resultantes da crescente mediação algorítmica na produção e circulação da informação.

Pesquisadoras do Nupejor e participantes do evento durante a palestra. Foto: Anna Ortega.

Autora do livro “Mediações algorítmicas: articulação entre as dimensões simbólicas e materiais das tecnologias digitais”, lançado em março de 2024, Kérley Winques explora como os algoritmos, ao se entrelaçarem à vida cotidiana, operam como mediadores culturais, influenciando tanto os processos de produção jornalística quanto às formas de consumo e recepção da informação.

 

Outras notícias