Compartilhe:

Kérley Winques participa da VII Jornada de Pesquisadores de Recepção

Por:

Redação Assimetrias

Entre os dias 20 e 22 de agosto de 2025, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em Santa Maria/RS, sediou a VII Jornada de Pesquisadores de Recepção: Rupturas e Continuidades, evento que reúne professores, pesquisadores e estudantes interessados nos estudos de recepção midiática.

No segundo dia do evento, a professora Kérley Winques, coordenadora do grupo Assimetrias, participou por videoconferência da Mesa 1 – “Transformações teóricas no campo da recepção no contexto contemporâneo”. Em sua fala, abordou como a recepção vem se transformando diante das tecnologias digitais e das mediações algorítmicas, aprofundando o debate a partir da teoria barberiana da comunicação. A mesa também contou com a presença da professora Nilda Jacks.

Nilda Jacks apresentou um percurso histórico dos legados epistemológicos e teóricos da área.

A exposição de Winques abriu espaço para reflexões sobre as formas como os públicos interagem e produzem sentidos com e a partir dos algoritmos, e como essas interações impactam os usos e apropriações, a produção de sentidos e a circulação da informação. Sua participação reafirma o compromisso da UFJF e do grupo Assimetrias com as pautas emergentes no campo da comunicação, especialmente aquelas que exploram a interseção entre mediações, plataformas, algoritmos e audiências.

A Jornada contou com uma programação composta por oficinas, mesas-redondas e grupos de trabalho dedicados à reflexão sobre os usos, apropriações e transformações teóricas e metodológicas da recepção midiática em tempos de convergência técnica e sociocultural.

Outras notícias