Compartilhe:

Pesquisadores do Assimetrias ministram oficinas e minicursos em evento na Universidade Federal de Juiz de Fora

Por:

Ana Lidia Resende

Entre os dias 2 e 6 de dezembro, a Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (FACOM/UFJF) sediou o XXI Encontro Regional de Comunicação (ERECOM 2024). Com o tema “Diálogos sobre Comunicação Pública (e) Universitária”, o evento reuniu estudantes e professores da região para uma semana de reflexões sobre os desafios da comunicação pública na contemporaneidade. 

Pesquisas que exploram criticamente os impactos das tecnologias digitais na sociedade foram apresentadas por membros do Assimetrias durante o evento. Jaciara do Couto Rocha Alvim e Kérley Winques apresentaram o trabalho “Minha vida, minhas regras: uma análise de textos informativos e de opinião sobre a morte de mulheres artistas na editoria Ilustrada da Folha de S.Paulo”, que discute as representações de gênero e práticas narrativas no jornalismo. Já Darlan Augusto Pacheco Tomaz e Leony de Paula expuseram a pesquisa “Publicidade digital e desinformação: mapeando controvérsias na governança da plataforma Meta Ads”, que analisa as tensões a partir dos sistemas de publicidade digital das big techs.

Ana Lidia e Isabella na oficina “Redação e Copywriting para Comunicação Pública”. Foto: Divulgação (Erecom)

Além das apresentações, o grupo também esteve à frente de quatro oficinas e minicursos, que combinaram abordagens práticas e reflexões teóricas voltadas à comunicação contemporânea. Na manhã de terça-feira, 3 de dezembro, Ana Lídia Resende e Isabella Dias ministraram a oficina “Redação e Copywriting para Comunicação Pública”, com foco na escrita estratégica para contextos institucionais. À noite, Leony de Paula conduziu “Capitalismo de Plataformas e Meta Ads”, que trouxe um debate sobre as estruturas das plataformas e seus modelos econômicos. 

Na quinta-feira, 5 de dezembro, Michelle Cafiero conduziu a oficina “Virando o jogo: estratégias eficazes de assessoria de imprensa e gerenciamento de crise”, oferecendo ferramentas para atuação em contextos organizacionais e institucionais. Por fim, na sexta-feira, Noah Souza Rosa ministrou “Branding em foco: estratégias e criatividade na construção de marcas”, apresentando elementos teóricos, técnicos e práticos sobre a construção de identidade e comunicação de marcas.

A participação do grupo no encontro regional reforça o compromisso e colaboração ativa com a Faculdade de Comunicação Social da Universidade Federal de Juiz de Fora (FACOM/UFJF), que também é sede dos encontros e discussões do Assimetrias. 

Outras notícias