A mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGCOM/UFJF) e integrante do grupo de pesquisa Assimetrias, Ana Lidia Resende, participou entre os dias 5 e 8 de agosto da 10ª edição da Escola de Verão da Associação Latino-Americana de Pesquisadoras em Comunicação (ALAIC), realizada em Quito, capital do Equador.
O evento, que contou com atividades nas modalidades presencial e remota, reuniu mestrandos e doutorandos de diversos países latino-americanos, como Brasil, Chile, Colômbia, Argentina e Equador. A iniciativa tem como objetivo fomentar o intercâmbio acadêmico entre jovens pesquisadoras e pesquisadores, além de fortalecer os processos de investigação em comunicação na América Latina.
“A experiência foi fundamental para o avanço da minha pesquisa, permitiu não só o compartilhamento de novas perspectivas, mas também o amadurecimento e a abertura de caminhos para repensar meu objeto, objetivos, métodos e abordagens. Espaços como esse, proposto pela ALAIC, nos permitem pensar a América Latina a partir de olhares diversos e colocar a comunicação no centro do debate”, destacou Ana Lidia Resende.
Durante a programação, Ana Lidia apresentou sua pesquisa em desenvolvimento, intitulada “Narrativas autônomas, participação e o poder cidadão no Instagram: um estudo sobre redes colaborativas de comunicação”. O estudo, construído a partir de teorias dos estudos culturais, movimentos sociais e estudos críticos de plataformas digitais, analisa como as tecnologias mediam processos colaborativos e de que forma estudantes brasileiros negociam suas práticas comunicativas em ambientes digitais.
