Compartilhe:

Pesquisadores do Assimetrias participam do Programa Youth Brasil

Por:

Júlia Valgas e Olavo Claus

Entre janeiro e fevereiro de 2025, os graduandos no bacharelado em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e membros do grupo de pesquisa Assimetrias, Júlia Valgas e Olavo Claus, .

O Programa oferece um Estudo Dirigido gratuito e online sobre Governança da Internet para 150 jovens selecionados em todo o território nacional. Para esta edição, segundo a organização, houveram 254 inscrições, de 72 cidades e 20 estados do país. Os participantes foram selecionados de acordo com suas áreas de estudo e critérios de representatividade.

Júlia, que pesquisa as relações de poder e resistência que são estabelecidas nas plataformas digitais, afirma: “o programa foi uma oportunidade de aprender mais sobre as questões relacionadas à Governança da Internet, mas também para conhecer o que os jovens do Brasil inteiro têm pensado sobre a Internet como um todo. Essa perspectiva contribui para pensar as minhas pesquisas de formas mais localizadas no Brasil e na América Latina, sempre de forma crítica”

Já Olavo, que possui uma forte atuação nos movimentos sociais e se interessa por jornalismo digital, plataformização e tecnologia, destaca: “o programa foi extremamente interessante para uma formação técnica no que diz respeito aos fundamentos da Internet, […] no entanto, senti claros limites na abordagem, que não entende a contradição clara entre o ecossistema da Governança e os impactos negativos causados pela Internet, e insiste em um formato que não que consegue equilibrar.”

Com mais de 96% de aproveitamento durante o Programa, os membros do grupo de estudos contribuem com novas perspectivas sobre o uso técnico e tático da Internet em prol do desenvolvimento sustentável da comunidade.

Entre os aprovados para essa primeira fase do projeto, 25 jovens foram convidados a participar de eventos nacionais e internacionais sobre a Governança e Segurança Digital, como o Fórum da Internet no Brasil (FIB), o Fórum de Governança da Internet da América Latina e Caribe (LACIGF), o Internet Governance Forum (IGF) e o Fórum Lusófono da Governação da Internet. Os critérios de seleção incluíram rendimento durante a primeira fase do programa e critérios de representatividade.

Outras notícias